O que são os ODS

Antes de falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é importante falar de seus precursores, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e o contexto no qual os ODS surgiram. 

Em setembro de 2000, refletindo e baseando-se na década das grandes conferências e encontros das Nações Unidas, os líderes mundiais se reuniram na sede das Nações Unidas, em Nova York, para adotar a Declaração do Milênio da ONU. Com a Declaração, as Nações se comprometeram a uma nova parceria global para reduzir a pobreza extrema, em uma série de oito objetivos – com um prazo para o seu alcance em 2015 – que se tornaram conhecidos como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Eram eles:

  1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
  2. Educação Básica Universal
  3. Promover igualdade de gênero e empoderar as mulheres
  4. Reduzir a Mortalidade Infantil
  5. Melhorar a Saúde Materna
  6. Combater HIV/AIDS, a Malária e outras doenças
  7. Garantir Sustentabilidade Ambiental
  8. Parceria global pelo desenvolvimento

Embora nem todos os ODM tenham sido alcançados em sua plenitude, observou-se um avanço acelerado na melhora dos indicadores.
Naquele momento, compreendeu-se que somente com uma agenda mundial comum, com metas e objetivos claros, poderíamos chegar mais rápido a um mundo mais justo e igualitário.

Neste sentido, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram mais um passo para promoção desta agenda humana e sustentável – a agenda 2030. 

Eles foram construídos em um processo de negociação mundial, iniciado em 2013 que contou com a participação ativa da sociedade civil organizada, governos e agências de desenvolvimento. 

Em setembro de 2015 eles foram apresentados e adotados durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

São 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 que preveem ações mundiais nas áreas de importância crucial para a humanidade:

  • Pessoas
  • Planeta
  • Prosperidade
  • Paz
  • Parcerias.

Os temas estão divididos em três dimensões principais para o desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.